Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

A funcionalidade DevOps permite que a publicação de robôs, integrações Java e aplicações externas sejam feitas por meio de integração e entrega contínua (CI/CD) do código desenvolvido no repositório Gitlab.

Dessa forma, não é mais necessário fazer upload do arquivo jar no caso de robôs e integrações Java, pois a publicação é feita por meio do processo CI/CD.

No caso das aplicações, a publicação funciona da mesma forma que nos robôs e integrações Java, porém há um novo tomcat chamado de tomcat_app, no mesmo ambiente do tomcat da Plataforma Lecom. O tomcat_app manterá no ar as aplicações publicadas desta forma.

As aplicações que forem publicadas dessa maneira, terão sua URL, base definidas, a partir da URL do ambiente. Exemplo: https://cliente.com.br/app-ext/minhaaplicacao

Robôs

Caso a funcionalidade DevOps esteja ativa no ambiente, a opção “Upload” é substituída pelos campos “Identificador” e “Repositório”. O “Identificador” é um nome único que identificará esse robô dentro do repositório. O campo “Repositório” é preenchido automaticamente pela Plataforma, após a publicação do robô e ao fazer a inclusão de um novo robô, ele ficará em branco até que seja publicado.

...

Após salvar o novo robô, surgirão os botões “Repositório”, “Pipelines” e “Publicar”.

...

O botão “Repositório” abrirá em uma nova aba, a página do repositório onde está o código desse robô.

...

O botão “Pipelines” abrirá em uma nova aba, a página das pipelines executadas no repositório deste robô.

...

Ao clicar no botão “Publicar” um pop-up de confirmação será aberto. Ao confirmar, uma nova pipeline de publicação será iniciada e consolidará no ambiente, as alterações mais recentes realizadas no código fonte do repositório deste robô.

...

Após a publicação do robô, os campos “Data de Publicação”, “Publicado por” e “Status da Publicação” serão preenchidos, respectivamente com a data em que foi feita a publicação, o usuário que fez a publicação e o status da publicação.

...

O robô também é automaticamente alterado para o status inativo.

Integrações Java

Caso a funcionalidade DevOps esteja ativa no ambiente, a opção “Upload” é substituída pelos campos “Identificador” e “Repositório”. O “Identificador” é um nome único que identificará a integração Java dentro do repositório. O campo “Repositório” é preenchido automaticamente pela plataforma após a publicação da integração Java e quando se está fazendo a inclusão de uma nova integração Java, ele ficará em branco até que esta seja publicada.

...

Após salvar a nova integração Java, surgirão os botões “Repositório”, “Pipelines” e “Publicar”.

...

O botão “Repositório” abrirá em uma nova aba, a página do repositório onde está o código dessa integração Java.

...

O botão “Pipelines” abrirá em uma nova aba a página das pipelines executadas no repositório dessa integração Java.

...

Ao clicar no botão “Publicar” um pop-up de confirmação será aberto.

...

Ao confirmar, uma nova pipeline de publicação será iniciada e consolidará no ambiente, as alterações mais recentes realizadas no código fonte do repositório deste robô.

...

Após a publicação da integração Java, os campos “Data de Publicação”, “Publicado por” e “Status da Publicação” serão preenchidos respectivamente, com a data em que foi feita a publicação, o usuário que fez a publicação e o status da publicação.

A integração Java também é automaticamente alterada para o status inativo.

...

Aplicações Externas

Caso a funcionalidade DevOps esteja ativa no ambiente, surgirá a opção “Integrar com repositório”. Quando marcada essa opção, surgirão os campos “Identificador” e “Repositório”. O “Identificador” é um nome único que identificará esta integração Java dentro do repositório. O campo “Repositório” é preenchido automaticamente pela Plataforma, após a publicação da aplicação e quando se está fazendo a inclusão de uma aplicação, ele ficará em branco até que esta seja publicada.

...

Após salvar a nova aplicação, surgirão os botões “Repositório”, “Pipelines”,“Publicar” e “Remover”.

...

O botão “Repositório” abrirá em uma nova aba a página do repositório, onde está o código dessa aplicação.

...

O botão “Pipelines” abrirá em uma nova aba, a página das pipelines executadas no repositório dessa aplicação.

...

Ao clicar no botão “Publicar” um pop-up de confirmação será aberto.

...

Ao confirmar, uma nova pipeline de publicação será iniciada e consolidará no ambiente, as alterações mais recentes realizadas no código fonte do repositório desta aplicação.

...

Após a publicação da aplicação, os campos “Data de Publicação”, “Publicado por” e “Status da Publicação” serão preenchidos respectivamente com a data em que foi feita a publicação, o usuário que fez a publicação e o status da publicação.

...

Aparece também um quadro indicando o IP dos servidores onde a aplicação foi publicada com sucesso. Este é um indicativo importante, pois em um ambiente com cluster a aplicação deve ser replicada em todos os nós, mas pode ocorrer alguma falha de conexão que impeça a implantação em algum deles por exemplo.

...

No caso de falha, é possível republicar a aplicação somente no servidor onde ocorreu a falha.

Nota

...

IMPORTANTE: Ao utilizar essa funcionalidade, será iniciada uma nova pipeline de publicação do mesmo ponto em que estava a publicação que funcionou. Sendo assim, caso tenha ocorrido alterações no código, após essa publicação, as novas alterações ainda não serão consolidadas. Isso é necessário para manter a consistência entre todos os nós.