Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Em “Propriedades”, você irá configurar o seu novo modeloprocesso, cadastrando informações sobre ele, dando permissões de acesso e informando algumas propriedades básicas do modeloprocesso.

No campo “Título do modelo”, você deverá colocar o nome do modelo que você está configurando, trata-se de um campo obrigatório. Já o campo de “Subtítulo” é um detalhamento do título, não tem obrigatoriedade, porém, é importante principalmente para diferenciar um processo do outro. 

...

Outra situação em que deverá ser escolhida uma dentre as duas opções disponíveis, diz respeito à “Situação do modelo”processo”. Você tem a opção de a marcar em “Modo normal” ou “Modo teste”. Lembrando que o “Modo teste” é utilizado no momento de elaboração do modeloprocesso, testagem do modeloprocesso, geralmente antes de ser utilizado em situação real. O “Modo teste” permite também maior produtividade e facilidade, pois o usuário que está modelando o processo poderá testar todas as instâncias do processo utilizando os usuários no modo teste e aprovando ou reprovando as etapas atividades durante os testes e ajustes. O “Modo normal” permite que o processo possa ser executado da forma normal, seguindo todas as etapas atividades e sendo encaminhadas todas as etapas atividades para os seus respectivos usuários, conforme cadastrados. Dessa forma, geralmente se utiliza o “Modo teste” na elaboração e testagem do processo. Somente após a constatação que está tudo correto, é que mudamos para o “Modo normal”

...

No campo “Departamentos que podem abrir este modelo”processo”, você irá selecionar quais os departamentos da Empresa que poderão abrir instâncias de processos do modelo que está sendo criado. Para realizar essa ação, basta ir no campo e clicar no botão “Selecionar”, uma janela será apresentada com as opções de seleção de “Todos” os departamentos ou dos departamentos que estiverem cadastrados na plataforma. Se desejar que o processo fique liberado para o uso de todos os departamentos da empresa, basta escolher a opção “Todos”. Para concluir a ação basta clicar em “Salvar”.

...

É importante ressaltar que é preciso preencher ao menos o departamento, grupo ou usuário, para que o processo funcione depois. Além da permissão para usuários, você poderá preencher o campo “Função de usuário gestor do modelo de processo”, que é a escolha de quais usuários terão essa permissão de usuários gestores do processo. Para configurar, basta clicar em “Selecionar”, uma janela será apresentada com a opção de escolher quais usuários terão essa permissão, você poderá escolher “Todos” e ir marcando nessa opção todos que terão permissão ou poderá escolher qualquer usuário apresentado marcando o check box. Depois da seleção, deverá clicar em “Salvar”

...

Você poderá selecionar modelistas permitidos para acessar o modelo de processo que está sendo criado. Para realizar essa ação basta no campo “Modelistas permitidos”, clicar em “Selecionar”, escolher um usuário e clicar em “Incluir”. É importante ressaltar que só aparecerão na busca de usuários os que têm permissão de modelista e, após a inclusão do usuário na lista, basta clicar na opção “Salvar” para que o usuário possa ser incluído como modelista permitido para editar o modelo de processo que está sendo criado. 

...

Outros dois campos precisam ser preenchidos, pois são obrigatórios, “Proprietário”, no qual você deverá indicar o proprietário do modelo de processo e o campo “Nome da tabela”. No campo proprietário, basta selecionar o usuário que será o proprietário. Clicando no campo uma lista de usuários com permissões de modelistas será apresentada e você deverá escolher o usuário que será o proprietário do modeloprocesso

No campo “Nome da tabela” você deverá nomear a tabela, com um nome relacionado ao nome do modelo para facilitar a sua identificação quando necessário, porém, é importante informar que esse nome não poderá ter outro igual na Plataforma Lecom, pois essa tabela está relacionada a este único processo que está sendo construído. 

Após o preenchimento e configuração de todos os campos, basta clicar no botão “Salvar” para que o seu novo modelo possa ser criado. Após salvar o seu novo modelo, você será direcionado para a etapa de construção do Diagramae seu novo modelo será apresentado na “Lista de modelos” processos” em modo rascunho, dessa forma, se você precisar alterar alguma informação, basta clicar no modelo processo e clicar em editar para fazer as alterações.

...