Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Antes de iniciar as alterações no código-fonte é importante verificar se está na branch correta. Por padrão, os projetos no DevOps são criados da seguinte maneira:

  • Ambiente de aceite: branch test;

  • Ambiente de qualidade (QA): branch develop;

  • Ambiente de produção: branch master;

...

Caso não esteja na branch correta, faça a alteração através do comando “git checkout [nome da branch]”:

...

Editando o código-fonte

Robôs e Integrações

O projeto é criado com a estrutura básica de uma aplicação Spring Boot, que utiliza o maven como gerenciador de dependências.

...

Nota

IMPORTANTE: A versão atual desta dependência é 1.0.1-RELEASE (utilizada no momento da escrita deste manual, em agosto/2023). A versão deve ser sempre observada, pois poderá evoluir ao longo do tempo.

Aplicação externa

O projeto é criado com a estrutura básica de uma aplicação Spring Boot, que utiliza o maven como gerenciador de dependências.

...

Então no caso da Appexternasimples, para acessarmos a rota do controller HealthRestController no ambiente http://plataforma.lecom.com.br , por exemplo, a URL seria: https://plataforma.lecom.com.br/app-ext/appexternasimples/api/v1/health.

...

Adicionando uma biblioteca pelo Maven

Para adicionar uma biblioteca ao projeto, basta adicionar a dependência ao arquivo pom.xml. Isso é válido para qualquer tipo de projeto: Robôs, Integrações Java e Aplicações.

...

Nota

IMPORTANTE: No caso de integrações e robôs (criados antes do projeto de isolamento), as bibliotecas adicionadas no arquivo pom.xml também precisam ser incluídas na pasta custom quando as mesmas não são utilizadas pela plataforma.

Caso a biblioteca já seja utilizada pela plataforma, essas customizações irão utilizar a mesma versão já disponibilizada no tomcat.

 Isso é necessário porque estas customizações são executadas no mesmo contexto do tomcat e por isso, precisa ter acesso a essas bibliotecas.

Também é necessário garantir a compatibilidade das bibliotecas externas com a plataforma.

No caso das aplicações externas e robôs criados pelo projeto de isolamento, não é necessário adicionar as bibliotecas à pasta custom, pois estas customizações rodam em um contexto separado do tomcat da plataforma

Publicando alterações

Para consolidar as alterações feitas, é necessário fazer o commit no repositório.

...

Feito isso, as alterações já poderão ser publicadas no Studio, acessando o cadastro do robô e clicando no botão “Publicar”, conforme descrito no manual do usuário.

O processo é o mesmo para robôs, integrações Java e aplicações.

...