Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 10 Próxima »

A barra de pesquisa poderá ser utilizada sempre que você precisar buscar um processo de forma prática e rápida. 

Clicando na barra de pesquisa, você poderá realizar sua busca avançada digitando o código do processo, aplicar filtros para localizar as tarefas ou processos de seu interesse na aba “Pesquisa avançada”. Você poderá, também, salvar uma configuração de filtro específico que utiliza sempre e, assim, poderá acessar, quando necessário, esse recurso de busca personalizado em “Pesquisas salvas”

Pesquisa avançada

Em “Pesquisa avançada”, você terá acesso aos filtros disponíveis para fazer uma busca rápida e eficiente no sistema. 

Como padrão, o sistema apresenta ativada a opção de “Ver apenas versões ativas”, porém, você pode mudar essa seleção para ampliar a sua pesquisa quando precisar buscar, também, processos que ainda não foram publicados ou que se encontram inativos.

Também apresenta ativada a opção do check box “Pesquisar apenas na versão selecionada”. Com ela, a sua busca ficará restrita apenas à versão do processo que você selecionar. A busca será realizada somente dentro desse processo selecionado.

Por padrão, o filtro de processos já apresenta a opção “Todos os processos”, mas você poderá selecionar um processo específico para buscar informações sobre ele.

Ampliando as opções de pesquisa você poderá, após selecionar um processo em específico, escolher também uma atividade específica deste processo. Basta selecionar no filtro de “Atividades” uma das opções de atividades que o processo selecionado tenha previamente criado. Ao selecionar, o sistema filtra e busca informações sobre essa atividade dentro do processo específico.

Além das opções de filtros por processos e atividades, você também poderá aplicar filtros sobre o “Status” específico de todos ou de apenas um processo selecionado. Você poderá selecionar vários status para que o sistema faça uma busca pelos status selecionados.

Existe também a opção de filtrar por período. Se você sabe quando o processo foi aberto ou quer saber quais processos foram abertos em um determinado período, você poderá utilizar o filtro de “Processos abertos em” e escolher uma das opções, como “Hoje”, “Última semana”, no “Último mês”, nos “Últimos 3 meses”, escolher a opção de um período específico escolhendo a opção “Data específica” e marcar no calendário ao lado da opção selecionando um período desejado, ou então “Todo o período“ em que abrange todas as datas, porém, esta opção não é habilitada quando estiver selecionado “Todos os processos”.

A outra opção de filtro por período é “Com atividades executadas em“, a qual você pode pesquisar por todas as atividades executadas de todos os processos, ou de apenas um processo específico. Ao selecionar esta opção, automaticamente o campo de “Atividades” é desativado.

Caso o processo esteja configurado com campos para exibir na pesquisa, estes campos serão exibidos em “Informações pesquisáveis” e você pode aprofundar mais o seu filtro.

Além de todas as opções apresentadas de filtros, você ainda poderá adicionar uma nova condição em sua pesquisa. 

Você poderá clicar no botão “Adicionar condição” e escolher uma opção dentre as seis opções existentes: “Aberto por”, “Parado em”, “Não aberto por”, “Não parado em”, “Com atividades executadas por“ e “Com atividades não executadas por“. Ao clicar em uma dessas opções o sistema abrirá mais 3 novas condições para que você possa escolher: “Usuários”, “Grupos” ou “Departamentos”

Se você escolher por "Usuários” irá observar que mais 4 opções irão surgir na tela, são elas: usuários “Ativos”; “Inativos”, “Bloqueados” ou “Todos”.

Você poderá construir as condições mais adequadas para a sua necessidade de pesquisa, combinando os filtros da melhor maneira possível. Por exemplo: poderá criar uma condição de pesquisar processos “Aberto por” e escolher um “Usuário” que esteja “Ativo” chamado “Administrador”, ou um usuário de um grupo ou departamento específico.

Após a configuração dos filtros e estipular condição de busca, para que sua pesquisa seja efetivada, basta que clique no botão “Pesquisar”

Caso desista de configurar uma condição, basta clicar em “Limpar responsáveis”. Nesse caso, os filtros continuam selecionados, mas a condição configurada será apagada. Se preferir limpar todos os filtros e voltar na configuração inicial com a tela limpa para efetuar novas pesquisas, basta clicar em “Restaurar”

Agora, caso a sua pesquisa tenha um resultado interessante e sabendo que precisará ter essa visão em outros momentos, você poderá salvar sua pesquisa para que, em uma nova oportunidade, não tenha que refazer toda a configuração dos filtros e condições novamente. 

Para isso basta clicar na seta ao lado do botão “Pesquisar”, em seguida escolher a opção “Salvar como...” e dar um nome para a sua pesquisa. É importante que esse nome que você irá escolher tenha uma relação com a pesquisa para que você possa depois consultar em “Pesquisas salvas” os filtros e condições configurados para essa situação criada. 

Ao clicar em “Salvar como...”, uma janela irá abrir para que você possa escrever um nome para as suas pesquisas e guardá-las para utilizar sempre que necessário. Pronto! Após dar um nome e clicar em “Salvar”, a sua pesquisa já estará salva. Agora, você poderá acessar sempre que necessário pelo item “Pesquisas Salvas”

Pesquisas salvas

Para ter acesso a pesquisas salvas em sua Plataforma Lecom é simples. Basta clicar na barra de pesquisa e escolher a aba “Pesquisas salvas”. Após clicar em “Pesquisas salvas” você terá acesso a todas as buscas que foram salvas para serem acessadas posteriormente. 

Ao colocar o mouse sobre o nome da pesquisa que você salvou, você terá acesso a 3 ícones, sendo “Editar nome“, “Refazer” a pesquisa e “Excluir“.

No caso de não querer mais essa pesquisa salva, basta clicar no ícone da Lixeira e uma janela irá abrir na tela, aguardando a sua confirmação. 

Você poderá editar alguma informação ou realizar alguma alteração de filtro ou condição na pesquisa salva. Para isso basta clicar no botão “Refazer”.

A pesquisa irá abrir para que você possa fazer as alterações em sua configuração e após a modificação, clicar em “Salvar como...”

Outra opção disponível é alterar o nome da pesquisa. Basta clicar no ícone “Editar nome” e, ao abrir a janela, fazer o mesmo procedimento de salvar uma pesquisa. Reescrever o nome e clicar em “Salvar” para realizar a alteração.

Se você não precisar modificar nenhuma condição ou filtro, basta clicar em cima do nome salvo para ter acesso à pesquisa. Ao clicar, o resultado da pesquisa já aparecerá na sua área de trabalho.

Você poderá fazer as mesmas modificações que são feitas na tela de pesquisas salvas, mas, agora, na tela do resultado da pesquisa. Acessando os botões no canto superior direito, poderá atualizar a busca, clicando no botão “Atualizar”, refazer modificando algum filtro ou condição dentro da busca, ou renomear a pesquisa clicando em “Editar nome”. Também excluindo a pesquisa pelo ícone da Lixeira. O último ícone disponível é o de “Download”. Este ícone permite que você faça o download do arquivo com o resultado da sua pesquisa salva. 

Downloads dos resultados da pesquisa

O botão de “Download” é uma opção que permite exportar o resultado da pesquisa em arquivos de diferentes extensões.

Ao clicar no botão “Download“, uma janela abrirá para que você possa escolher o formato do arquivo, além de poder preencher alguns dados para a realização do download. Esses dados são informações que aparecerão posteriormente no arquivo gerado. 

Se o formato escolhido for XLSX ou XML, você terá a opção de escrever somente no campo “Observações” e essas informações serão apresentadas no arquivo gerado. 

Se o formato escolhido for CSV, os dados deste formato são utilizados, geralmente, para importação e exportação de dados. Desta forma, esse formato não registra observações no arquivo. Clicando nessa opção, o usuário poderá desmarcar um ou alguns campos padrões e, depois de deixar marcadas as informações que quer obter, poderá clicar no botão “Gerar” para exportar os dados para o formato CSV.

Se o formato escolhido for PDF, a janela que se abrir irá apresentar campos de título, subtítulo e observações com possibilidades de preenchimento. Vale ressaltar que essas informações, se forem preenchidas, irão aparecer no topo do arquivo gerado pelo sistema. 

Após o preenchimento dessas informações, você poderá escolher se irá realizar alguma busca específica de alguns ou todos os campos do modelo, ou selecionar algum(s) em específico e, após a configuração, gerar o relatório no formato desejado. 

Dependendo do volume de informações, pode ser que, para gerar o relatório, tenha um tempo de espera. Dessa forma, um recurso útil é selecionar a opção que virá sempre desabilitada, mas que poderá ser acionada para “Enviar por e-mail quando ficar pronto”. Essa opção permitirá que o sistema envie os dados por e-mail. Para isso, basta habilitar o botão e clicar em “Gerar”.

  • Sem rótulos