v.5.60 - Personalizados
A aba “Personalizados” é uma área na qual você poderá personalizar e gerar gráficos de acordo com a combinação de informações que você gostaria de saber sobre os processos em diferentes períodos. Na Aba “Personalizados” você encontra uma área de “Filtros”, com possibilidades de escolher “Estilo do Gráfico” e definir um “Período” e “Processos” para montar diferentes gráficos.
Ao acessar o “Filtro”, a primeira opção que você tem disponível é do “Estilo do gráfico”, você precisa escolher uma das quatro opções de estilo de gráfico, como: “Coluna”, “Barra”, “Linha” ou “Pizza”, escolha uma das quatro opções para prosseguir em sua pesquisa.
Outro dado que você deverá preencher diz respeito aos “Valores inválidos”, por padrão do sistema, o check box “Desconsiderar” já virá marcado, porém, é possível você tirar a opção de “Desconsiderar” e colocar em “Considerar”. Ao fazer isso, você define que os campos em branco ou nulos irão ou não aparecer nas buscas realizadas em cada campo. Por exemplo, se quero ver os valores de orçamentos realizados em um processo de compra, marcando a opção desconsiderar será mostrado no gráfico, somente aqueles processos que possuem valores preenchidos nos campos, já na opção “Considerar”, serão considerados todos os processos, independentemente se existe valor preenchido nos campos ou não, contabilizando todos na elaboração do gráfico.
Você poderá alterar o “Estilo de gráfico” em qualquer momento, porém, é necessário que pelo menos um tipo seja selecionado.
No “filtro” você poderá escolher um “Período” para montar seu gráfico, é campo obrigatório a escolha de uma das duas opções no campo “Data”, as opções são: “Fixa” ou “Dinâmico”, por padrão do sistema, ele apresenta o check box marcado na opção “Fixa”, que significa que você poderá configurar uma data de início e uma de fim para determinar um período para sua seleção de informações para a elaboração do gráfico.
Se você escolher a opção “Dinâmica”, você terá a opção de construir essa data da melhor maneira possível, serão apresentados dois campos, um campo para colocar um número, trata-se de um campo numérico, que só aceita número e o outro campo para selecionar se são dias, meses, bimestres, trimestres, semestres ou anos. Dessa forma, dependendo do número que você colocar, você poderá pesquisar 2 bimestres, ou 2 anos etc.
Além da data, você poderá configurar se pretende “Agrupar processos por”, “Dia”, “Mês”, “Ano” ou “Não agrupar”, por padrão do sistema, a opção marcada é “Não agrupar”, mas você poderá configurar de acordo com a sua preferência. Escolhendo mês, por exemplo, ele irá agrupar todos os resultados por mês.
Na área de “Processo” você poderá escolher se quer gerar um gráfico de um “Processo” específico ou deixar em branco para pegar informações de todos os processos. Para acessar esse recurso, basta selecionar um “Processo” e, se você quiser, poderá escolher visualizar todos os processos criados na plataforma e não somente os ativos como vem de padrão no sistema. Um check box “Apenas ativos” virá marcado, porém, essa opção poderá ser desmarcada para ampliar as possibilidades de elaboração de gráficos, não ficando restrita apenas aos processos ativos.
Outra forma de filtro é informar se pretende visualizar “Todas as versões” do modelo ou escolher pela “Versão selecionada”. Se escolher por versão selecionada, o gráfico será somente da versão escolhida, caso contrário virá informações de todas as versões do modelo selecionado.
Você poderá também filtrar por “Atividade parada em”, se você selecionar um “Modelo” serão apresentadas as atividades desse processo em específico, dessa forma, você poderá escolher uma das atividades para gerar um gráfico com informações desta atividade. E poderá ainda, se preferir, escolher por um “Status do processo”, tais como: “Em andamento”, “Atrasado”, “Cancelado”, “Em hibernação” ou “Em aberto”.
Você poderá fazer a busca por “Situação de usuário”, escolhendo umas das opções: “Ativos”, “Inativos”, “Bloqueados” ou “Todos”. Ou escolher outro filtro de “Múltiplos” usuários, fazendo com que a restrição da informação possa ser maior ainda. A escolha de “Múltiplos” permite que você escolha a ação do usuário, como opções: “Aberto por”, “Parado em”, “Não Aberto por” ou “Não parado em”. Escolhendo uma dessas opções, basta você selecionar se quer a aplicação desse filtro por um “Usuário” específico, por um “Grupo” ou “Departamento” específico. Você poderá incluir mais de um usuário ou um usuário e um departamento, por exemplo, poderá fazer essas combinações com múltiplas possibilidades. No último campo, você deverá digitar o nome do usuário, grupo ou departamento, de acordo com o que foi selecionado anteriormente. Se for incluir mais de um usuário, grupo ou departamento, basta clicar no sinal de (+) mais e se precisar excluir algum desses filtros, basta clicar no ícone da “lixeira”.
Dependendo do gráfico que você escolheu na opção anterior “Estilo do Gráfico” você terá uma configuração de elementos desse gráfico em “Opções do Gráfico”. Nessa área, se você escolheu os “Estilo do Gráfico” de “Colunas”, “Barra” ou “Linhas” a opção de configuração será a mesma, apenas para o gráfico de “Pizza” que as opções de configurações serão diferentes.
No gráfico de “Pizza”, o sistema permite você configurar apenas um eixo e não dois como é proposto nos outros três tipos de gráficos. Dessa forma, você escolhendo em “Opções do Gráfico” a opção “Pizza”, vai perceber que é apresentado somente o “Eixo Y – Rótulo da coluna”, e nele você encontra opções para o gráfico por “Modelo”, “Data”, “Status do Processo”, “Usuário iniciador”, “Parado no usuário”, “Campo dos filtros avançados”, “Campo lista do modelo” e “Outro campo do modelo”. Para as três últimas opções, existem outras informações adicionais. Por exemplo, se você escolher o “Campo dos filtros avançados”, novos campos serão apresentados: “Filtros Não Agrupados” e “Agrupamento”, para que você possa fazer sua configuração de gráfico de forma mais específica. No entanto, é importante que o modelo seja selecionado, que ele tenha campo do tipo lista e que esses campos possam estar configurados no módulo Studio para permitir pesquisa. Outra informação importante, é que o campo não pode ser de integração ou um campo que apresenta resultados de pesquisa de qualquer aplicação ou banco de dados, pois é necessário que se saiba o conteúdo que irá retornar no campo, ou melhor, ele tem que ser um campo de resultado fixo.
Vale lembrar que a configuração no módulo Studio é necessária para que opções no campo “Filtros Não Agrupados” possam aparecer como item de seleção de filtro. Após selecionar a opção de filtro, você poderá arrastar os campos fixos selecionados no campo “Filtros Não Agrupados” para o campo “Agrupamento”, lembrando que poderão ser criados vários grupos, sendo assim, na hora de gerar o gráfico, os dados serão agrupados de acordo com o que foi determinado na utilização desses agrupadores.
No exemplo, podemos observar que foram selecionados os campos fixos de prioridades de chamados em um processo de “Abertura de chamados” e foi agrupado nos processos que têm 24 horas para responder ao chamado, os de urgência (prioridade alta e média) e o outro grupo com 48 horas para a resposta, para os chamados que foram classificados com prioridade baixa.
Para realizar essa ação, basta clicar na prioridade e arrastar para o Grupo e nomear o Grupo. Para abrir outro grupo como no exemplo, é só clicar no sinal de mais (+), arrastar o outro campo para o Grupo e nomear o outro Grupo. Após a configuração, basta clicar em Gerar gráfico para que as informações configuradas possam ser apresentadas no gráfico.
Observe que foram separados os dados dos campos em dois grupos distintos, e dessa forma, conseguimos ver as informações de quantos chamados em 24 horas e quantos em 48 horas foram realizados em um determinado processo no dia.
Marcando a opção “Campo lista do processo” você encontrará os campos que estão como lista no processo para serem selecionados e apresentados no Gráfico. Ao selecionar essa opção, os campos serão apresentados de acordo com o processo selecionado. E para esses campos serem apresentados, obrigatoriamente, você deverá ter selecionado um processo no filtro, para que essas informações específicas de um processo apareçam como filtro.
Outro campo que poderá ser marcado é o “Outro campo do modelo”, selecionando esse campo, você terá acesso a todos os campos que estão disponíveis no formulário do modelo selecionado.
Você poderá escolher um desses campos do formulário para compor a proposta de relatório. Basta selecionar um dos campos e clicar em “Gerar gráfico” para que a informação possa ser montada em formato de gráfico de Pizza.
Se a escolha no início do formulário em “Estilo do Gráfico” for por um gráfico de coluna, barra ou linhas, em “Opções do Gráfico” serão apresentadas as possibilidades de configuração dos dois “Eixos x e y”. Nesse processo de configuração, você poderá escolher as informações que serão apresentadas no Gráfico.
Você poderá configurar as informações do “Eixo X – Rótulo da linha” com informações do “Processo”, de “Data”, “Status do processo”, “Usuário Iniciador”, “Parado no usuário” ou selecionar “Campos dos filtros avançados”, ao clicar nesse item, uma nova possibilidade de filtro irá surgir.
O “Campo dos filtros avançados”, quando selecionado, irá habilitar a utilização dos campos “Filtros Não Agrupados” e “Agrupamentos”, para que esses campos possam ter utilidade, você deverá ter selecionado um processo, e esse processo selecionado deverá ter campo no formato lista e com valor fixo, isso é, não poderá ser um campo que busca informações de integrações ou que recebe valores variados, ele só permite valores fixos. E além dessas características, é necessário que o campo tenha na configuração no módulo Studio, o check box de exibir na pesquisa marcado. Se essas configurações forem realizadas e as características forem adequadas, os valores fixos irão aparecer em “Filtros Não Agrupados” e você poderá selecionar os dados da lista, arrastar para a caixa ao lado de “Agrupamento” e salvar o nome de um agrupamento. Poderá fazer isso com vários Agrupamentos e vários dados, para que o gráfico organize de acordo com os agrupamentos que você criou os dados que serão apresentados. Para adicionar mais de um agrupamento, basta clicar no botão de mais (+), adicionar um nome ao agrupamento e puxar dados que serão apresentados nos gráficos. Se desejar, poderá clicar no ícone da lixeirinha para excluir qualquer opção de agrupamento.
Ainda temos no “Eixo X” como opção “Campo lista do processo”, ao selecionar essa opção serão apresentados, caso tenha, campos de lista presentes no modelo para que você possa selecionar.
Outra opção de configuração de apresentação do “Eixo X” está na opção “Outro campo do processo”. Ao selecionar essa opção, serão apresentados os outros campos presentes no processo selecionado. Você poderá escolher qualquer campo do processo, para que os resultados desse campo possam aparecer no gráfico gerado.
No “Eixo Y – Rótulo da coluna”, você poderá fazer as configurações, para ter outra opção de apresentação de gráficos de resultado. Levando em consideração as opções: “Processo”, “Data”, “Status do processo”, “Usuário iniciador”, “Parado no usuário” ou a opção de “Campos dos filtros avançados”. Ao clicar em “Campos dos filtros avançados”, você irá observar que outros campos irão surgir com a opção de você escolher “Filtros não agrupados” e “Agrupamento”.
As configurações referentes ao “Campo dos filtros avançados” são as mesmas apresentadas nos dois eixos, você poderá escolher configurar um ou o outro eixo, dependendo do formato do gráfico que pretende construir.
Ainda na configuração do “Eixo Y – Rótulo da coluna”, você encontrará a opção de “Campo lista do processo”, selecionando essa opção, todos os campos listas serão apresentados como opção de filtro para que você possa fazer sua seleção. Em caso de não aparecer nada, uma linha em branco, isso significa que não existe campo lista no processo que foi selecionado.
Você terá a opção de “Outro campo do processo”, que é importante caso você queira gerar um gráfico com dados de campos específicos do seu processo. Para isso, basta selecionar “Outro campo do processo” e uma lista de campos do processo serão apresentados para que você possa escolher com que informação vai gerar o seu gráfico.
Quando você seleciona um campo do tipo monetário ou numérico, você tem mais uma opção de filtro, você poderá escolher se quer somar campos ou se prefere apenas contar, e quanto à formatação, se você quer apresentar a porcentagem ou o valor do campo. Após a configuração dos filtros para a elaboração do gráfico, basta clicar no botão “Gerar gráfico” para criar um gráfico e visualizá-lo em “Resultado”.
Podemos observar que o gráfico apresentou a soma do valor total do orçamento, 2 dos dois processos por status do projeto. Observe que um processo foi aprovado com orçamento total de R$ 18.454,21 e que o outro, ainda com o status em andamento, com orçamento de R$ 355,00. Você poderá ainda refazer os filtros, modificando qualquer informação anteriormente configurada, clicando no botão de filtro no canto superior. Ao clicar nesse botão, os filtros estarão disponíveis para modificar as informações.
Ao clicar no “Filtro” vamos modificar a informação referente ao orçamento. Vamos escolher o campo “Orçamento 1”, e vamos clicar no botão “Gerar gráfico” novamente para verificar as alterações no gráfico. Podemos observar que o Gráfico foi modificado, apresentando o “Orçamento 1” que foi aprovado no primeiro processo aberto com o valor de R$ 15.954,21 e o outro processo está em andamento com o valor de R$ 320,00.
Você poderá ainda acessar os três botões no canto superior direito para imprimir o gráfico pronto, adicionar mais informações ao gráfico ou ainda refiltrar o gráfico modificando algumas informações.
Para imprimir o gráfico, basta clicar no ícone da impressora no canto superior e uma janela de visualização irá surgir na tela para que você possa visualizar a forma que o gráfico será apresentado na impressão, além de ter a possibilidade de escrever um título para o Gráfico e ainda alterar ou acrescentar informações no campo “Observação”, que já vem por padrão do sistema a informação de quando “data” e horário” que o gráfico foi extraído.
Além de conseguir acrescentar título e informações na observação, você poderá verificar os “Filtros da Pesquisa”: “Tipo de Período”; “Processos por”; “Operação”; “Agrupar processos por”; “Tipo de processo” e “Pesquisa em”. Esses campos foram os utilizados para fazer o filtro da pesquisa apresentada como exemplo.
Outra informação que será apresentada no Gráfico faz referência aos “Filtros do Gráfico”, que apresentam, primeiramente, o “Estilo do gráfico”; “Valores Inválidos”; “Rótulos de linha”; “Ordenar por”; “Ordem” e “Gráfico Expandido”.
Para imprimir, será apresentado um botão “Imprimir” na parte superior ao lado do gráfico. Basta clicar no botão imprimir e uma janela de visualização de impressão padrão do sistema operacional será aberta para que você possa escolher a impressora e visualizar como será impresso o gráfico.
Clicando no ícone ao lado da impressora, em “Adicionar Gráfico”, você poderá incluir informações ao gráfico como: “Rótulo” do gráfico, definir a “Categoria” do Gráfico, informar que categoria pertence. Em caso de ser uma categoria nova, que não existe ainda, clicando em salvar, a categoria será criada. Informe a “Descrição” sobre o gráfico.
Além dessas informações que podem ser adicionadas, você poderá escolher se pretende incluir esse gráfico na sua “Área de Gráficos” marcando o check box. Após a descrição dos campos e seleção de adicionar Gráfico, você deverá clicar no botão “Salvar Gráfico” para que essas informações adicionais possam ser incorporadas no gráfico atual. Ao clicar em “Salvar Gráfico” uma mensagem será apresentada “Gráfico Salvo com sucesso”.
Outro ícone que poderá ser utilizado após a conclusão do gráfico é o de “Refiltrar”, essa opção é diferente do botão “Filtrar” que é apresentado na parte superior, esse ícone “Refiltrar” permite que você possa configurar outros filtros já com o gráfico gerado, diferente dos apresentados anteriormente na geração do Gráfico.
Você poderá “Ordenar por”: “Rótulo da linha”, “Itens da Série” e “Valores” e para cada um desses itens ainda “Ordenar” a informação de forma “Crescente” ou “Decrescente”. Você poderá clicar no botão “Atualizar para que as configurações realizadas possam ser aplicadas ao gráfico”.
Além da “Ordenação”, é possível aplicar filtros em “Faixa de Valores”, dessa forma, basta você escolher o sinal da operação que deseja realizar e depois o número que você deseja comparar com o sinal para apresentar o resultado no gráfico, por exemplo: em um gráfico de coluna que apresenta os processos pelo usuário iniciador “administrador”, e você pretende saber quais são os processos que têm resultado >= (maior ou igual) a 5, devem ser apresentados. O sistema irá refiltrar as informações e as apresentar de acordo a organização que foi solicitada. Nessa opção, você tem como escolher cinco sinais diferentes, são eles: ”= (igual)”; “> (maior)”; “< (menor)”; “>= (Maior igual)” ou “ <= (menor igual”). Com relação ao outro campo, basta colocar qualquer número para que faça a comparação e apresente o dado. É importante ressaltar que essa função é válida somente com dados numéricos.
Em “Top Processos” você consegue fazer uma ordenação dos processos por valores, porém só é aceita a ordenação por valores, para isso, no campo “Ordenar por” deverá estar selecionado o check box “Valores”. Em “Top Processos” você terá dois campos para preencher, o primeiro, com o número de informações que você desejar filtrar, por exemplo, colocando o número 2 e selecionando a opção maiores, ele irá filtrar os dois maiores resultados e apresentar. Dessa forma, é possível fazer várias combinações de maiores e menores resultados dos processos.
No exemplo, vamos analisar um gráfico que classifica os processos em seus status dos processos abertos em “Em andamento”; “Atrasados”; “Cancelados” e “Aprovados”.
Vamos filtrar os dois maiores status em todos os processos, ou seja, os dois processos que mais apareceram. Para realizar essa ação, basta em “Top Processo”, no primeiro campo, colocar o número 2, pois, no exemplo iremos selecionar os dois maiores status que apareceram nos processos, no campo ao lado, selecionar a opção “Maiores”. Para aplicar a configuração desejada, basta clicar no botão ao lado “atualizar” para que as novas definições sejam aplicadas no Gráfico.