Robôs
Em Serviços você tem uma aba chamada de Robô, na qual você poderá visualizar os robôs cadastrados na plataforma, bem como cadastrar novos robôs para executar atividades automáticas de tempos em tempos na sua Plataforma Lecom. Para acessar essa aba, basta clicar em Serviços e depois clicar na aba “Robôs”.
Na aba Robôs você encontra uma área de Robôs, a qual apresenta todos os robôs cadastrados e a opção de “Novo” para cadastrar um novo robô, além das opções de “Iniciar” ou “Parar” o trabalho do robô. Além de acesso ao botão “Ver Log” que permite ver informações de execução deste robô.
Na área de Robôs, podemos ver um Robô já cadastrado, que por padrão da plataforma já vem com as informações cadastradas, esse robô é chamado de “ServerWorkflow” e tem o objetivo de, de tempo em tempo, executar o envio automático de e-mails para os usuários, de acordo com a mudança de status dos processos em andamento. Ao acessar esse robô, clicando sobre o arquivo localizado na área de “Robôs”, você tem acesso a ver ao lado direito, todas as informações sobre ele e, na área de “Robô”, as opções de “Iniciar” o trabalho do robô, clicando em iniciar, “Parar” a realização do trabalho do robô ou “Ver log”, visualizar as informações sobre a execução do robô.
Para cadastrarmos um novo Robô, basta clicar no botão “Novo” e preencher todos os campos para cadastrar e configurar a realização dos serviços dele.
Para cadastrar o novo Robô é necessário colocar um nome para o novo recurso no campo “Nome Biblioteca”, depois escolher a opção “Upload”, pois, para essa versão 5.40, os robôs devem ser cadastrados fazendo upload do arquivo “.JAR”. Existe um campo chamado de “Inativo”, lembrando que se você não marcar nada, o Robô ficará ativado, ao marcar essa opção ele ficará “Inativo”. Após esse campo, se você já selecionou a opção “Upload”, um campo “Arquivo” será disponibilizado para fazer o upload do arquivo. Você deverá clicar em “Escolher”, localizar o arquivo no seu computador do tipo .JAR e clicar em abrir. Quando aparecer o nome do arquivo correto, basta clicar em “Enviar” para que o arquivo possa ser incluído na Plataforma Lecom.
Após realizar o “Upload” do arquivo do robô, os campos “Nome da Classe” e “Versão” já serão apresentados automaticamente, pois, o sistema irá buscar essas informações no arquivo.
No campo “Descrição da Biblioteca” você poderá colocar informações específicas sobre o robô que você está cadastrando.
No Campo “Tempo de Execução” você poderá preencher o intervalo de tempo que você quer que o robô entre em execução, preenchendo o campo de hora, minuto e segundo.
Após o cadastro do tempo, o robô entrará em operação conforme o tempo marcado. Como exemplo, foi cadastrado 1 hora e 30 minutos, dessa forma, a cada uma hora e meia o robô realiza a ação da qual ele foi programado.
São apresentados também os campos de “Modelistas permitidos” e “Proprietários”. Para dar permissão para um usuário modelista, basta clicar em frente ao campo “Modelistas permitidos”, no botão “Selecionar”, uma janela será aberta para que você possa pesquisar os usuários que terão permissão. Coloque no campo “Pesquisar” o nome do usuário, quando ele aparecer na lista, clique sobre o nome dele e clique em “Incluir”. Você poderá repetir esses passos para cadastrar outros usuários. Ao terminar essa ação, basta clicar em “Salvar” para que os modelistas incluídos possam ter permissões de uso do robô cadastrado.
Além da permissão do modelista, é necessário informar o proprietário. No campo “Proprietário” você deverá selecionar o usuário que é proprietário do robô.
Em “Nível de log” você tem a opção de escolher qual o nível de informação que pretende apresentar no “Log” do robô. Você poderá escolher apresentar Log somente com um erro fatal, selecionando “Fatal” ou até apresentar todas as informações selecionando “All”. Essas opções são cumulativas, o que representa que se escolher “Info”, por exemplo, você está escolhendo essa opção e todas as anteriores.
Além de definir o “Nível de log”, temos que selecionar também no campo “Tamanho máximo do arquivo de log (Kb)”, isso significa que o log será apresentado respeitando o tamanho do arquivo. E a “Quantidade máxima de arquivo de log”, nessa opção você coloca a quantidade de arquivos de log que pretende deixar gravado na plataforma. Se colocar 5, por exemplo, ao gerar o sexto arquivo, a plataforma apaga a primeira e deixa os últimos 5 arquivos mais atuais.
Terminando de cadastrar todas as informações, basta clicar no botão “Salvar” para que o robô possa ser cadastrado com sucesso.
Após clicar em “Salvar”, uma mensagem será apresentada: “Robô salvo com sucesso” e o robô será apresentado ao lado esquerdo da tela na área de “Robôs”.
Caso não tenha o desejo de manter o robô cadastrado, basta acessar a área de “Robôs” no lado esquerdo da tela e selecionar o robô que deseja excluir. Com o robô selecionado, basta clicar no botão “Excluir” e o robô será excluído.