Inventário BPM
No módulo Análises, podemos ter acesso ao “Inventário BPM” com informações relevantes sobre a utilização da plataforma na Empresa em que foi instalada. Para acessar, basta clicar no menu lateral, na opção “Inventário BPM”. Ao clicar nessa opção, serão apresentadas duas abas, “Ambiente”, com informações específicas sobre o ambiente e “Modelo”, com informações sobre os modelos criados na plataforma.
Ambiente
Na Aba “Ambiente” você encontrará “Informações sobre o Ambiente” instalado, informações sobre os “Ciclos” de processos, sobre os “Usuários” da plataforma e sobre os “Processos em Produção”. Para acessar essa aba, basta clicar em “Inventário BPM” e, por padrão o sistema, já abrirá nessa aba “Ambiente”.
Em “Informações sobre o Ambiente” você encontra a “Data de Instalação” da plataforma, a “Versão Atual” da plataforma, a “URL de Acesso”, ou melhor, o link para acessar a plataforma e a “Data da Expiração da Chave”, quando irá vencer a licença e precisará fazer a renovação.
Em “Ciclos” você conseguirá verificar as informações sobre os ciclos de etapas executados na Plataforma Lecom. São apresentados o “Total de ciclos” que já foram executados na plataforma, o “Total de ciclos nos últimos 12 meses” e a “Média de ciclos nos últimos 12 meses”.
Em “Usuários” você terá as informações sobre os usuários cadastrados na plataforma. As informações são: o “Total Usuários”, o número de “Usuários Ativos” e o número de “Usuários Bloqueados”.
Em “Processo em Produção” são apresentadas informações sobre os processos que estão em Produção, ou melhor, que estão em uso real no ambiente de produção. As informações são: “Processos Abertos”, as quais apresentam todos os processos nos diferentes status, “Em Andamento”, “Atrasados” e em “Hibernação”. São apresentados também, além da somatória, cada um dos status separadamente.
Em “Processos Finalizados” são apresentadas informações sobre os processos com status de “Aprovado”, “Rejeitados” e “Cancelados”, e além da somatória dos três diferentes status, são apresentados também individualmente a quantidade de processos para cada um desses status.
Ao final, você tem a informação do “Total Processos”, que é a soma de todos os processos em produção da ferramenta, todos os abertos em seus diferentes status, somado a todos os finalizados em seus diferentes status.
Você tem a possibilidade de “Exportar” essa informação. Para realizar essa ação, basta clicar no botão “Exportar” e o arquivo será baixado no seu computador, para que você possa fazer uso do arquivo. O arquivo será exportado em formato HTML.
Modelo
Na Aba “Modelo” você terá informações referentes aos modelos de processos criados na ferramenta. Para acessar essa área, em “Inventário BPM”, basta clicar na Aba “Modelo”.
Na Aba “Modelo” você terá acesso a “Informações sobre o Ambiente”, com dados como: “Empresa”, o “Número de fluxos em produção”, o “Número de fluxos suspensos”, o “Número de processos abertos até hoje”, nesse tópico são detalhados o número de “Processos Abertos”, seguido dos “Processos Finalizados”, e o “Total de Processos”.
No “Número de usuários geral”, são apresentados os “Usuários ativos”, “Usuários Bloqueados” e o “Total de Usuários”. São apresentados também “Processo mais utilizado”, o “Modelo com maior número de etapas” e o “Modelo com menor número de etapas”.
Na área de “Informações sobre os modelos”, você vai encontrar uma área que fornece uma visão geral a respeito dos modelos criados na Plataforma Lecom, o detalhamento nessa área está relacionado a uma visão geral da complexidade dos processos e da solução que está implementada na organização por meio dos processos.
Para um melhor entendimento do que está sendo apresentado, existe um botão de informação localizado na mesma linha do “Informações sobre os modelos”, clicando nesse botão, uma janela de informações irá ser apresentada com a explicação das ações que poderão ser realizadas nessa área.
Pode-se observar a descrição dos itens que são apresentados nos modelos, o botão de informações apresenta informações sobre essa área e também um “Descritivo das áreas a serem preenchidas” nesse inventário.
A primeira questão que deverá ser respondida para cada modelo é: “Importância/ Criticidade do processo”, em informações existe a explicação que esse item se refere a “Qual é o nível de importância atribuída a este processo dentro do contexto geral da organização?”, levando em consideração todos os modelos apresentados, qual é o grau de relevância para esse modelo que está sendo analisado?
A segunda informação que será necessário preencher referente ao modelo é se existe descritivo funcional do modelo. Esse descritivo funcional é um documento que descreve todas as especificações do processo, como: suas etapas, objetivos e também o desenho do modelo. A terceira questão que deverá ser preenchida se refere à “Mensuração de resultados”, o processo em questão permite mensurar o indicadores de resultado? Se é possível extrair essas informações do modelo criado.
Todos os modelos criados são apresentados em detalhes nesse inventário. Você irá encontrar primeiramente o nome do modelo e alguns detalhes como: “Nº de etapas” desse processo, e “Versão ativa”, nesse campo será apresentado o número de versão que está ativa, por exemplo, a segunda versão do processo ou até a 15º versão do processo que está ativa, quantas versões foram criadas para esse modelo. E o “Nº de processos abertos” que apresenta quantos processos foram abertos nesse modelo.
Em cada processo, além do resumo de informações, é apresentado o campo de área para que você possa preencher a área na qual pertence o processo. E as questões que deverão ser respondidas para o armazenamento da informação do “Inventário BPM”. Você poderá preencher a área e depois escolher a opção de “Baixa”, “Média” e “Alta” para a importância/Criticidade do processo. Poderá também avaliar em relação ao descritivo funcional do modelo, se existe “Sim”, “Não” caso não exista, e escolher a opção “Somente desenho do fluxo” para os processos que só têm o desenho e não as outras informações. E responder “Sim” ou “Não” para a “Mensuração de resultados”, se é possível ou não extrair indicadores desse modelo.
Após o preenchimento de todas as informações, você poderá “Salvar” esses dados que foram preenchidos, para que possa em outro momento, ter essas informações salvas no “Inventário BPM” ou clicando em “Exportar”, que será gerado um arquivo do relatório, assim, basta clicar no botão “Download” para que o arquivo possa ser baixado no seu computador em formato XLSX.