Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Após a elaboração do desenho do modelo no “Diagrama” Diagrama, a próxima fase é a configuração das etapas do processo. Para acessar essa área de configuração, basta clicar na aba “Etapas”. Observe que na parte esquerda da tela você encontra as “Etapas” do modelo que foi construído e na parte da direta, os campos para configuração de cada etapa selecionada. 

...

Para finalizar a aba de Etapas, é importante informarmos que existe um botão “Campos nessa etapa” que permite a configuração dos campos em cada uma das etapas.

...

Campos nessa etapa

Em “Campos nessa etapa” você tem a possibilidade de configurar os campos em cada uma das etapas do processo. Esse tópico é muito importante, pois é a área que serve para você pensar a função dos campos criados em cada etapa do processo. Por isso, é recomendado que inicialmente você acesse a aba “Campos do formulário”, crie todos os campos que serão necessários no processo inteiro, para depois acessar essa área “Campos nessa etapa” e configurá-los de acordo com a necessidade em cada uma das etapas. 

Para acessar essa área, estando na aba “Etapas”, em qualquer etapa, basta clicar no botão “Campos nessa etapa”. Vale lembrar que apenas quando estamos na etapa de um subprocesso esse botão não será apresentado. 

...

Ao clicar nesse botão você terá acesso aos campos presentes nessa etapa para configurar. É importante ressaltar que você tem acesso, no lado direito, a todas as etapas criadas por você no processo. Dessa forma, é necessário clicar em cima da etapa para que os seus dados possam ser apresentados no centro da tela. 

Nessa área, você tem um recurso de pesquisa que poderá buscar informações específicas de sua etapa, de seus campos ou de configurações realizadas em campos. 

Essa busca se torna ainda mais relevante quando você tem etapas com grande número de campos criados e com vários tipos de integrações, scripts, etc. A ferramenta de busca facilita esse processo de localização, principalmente quando o seu desejo é de configurar algo específico na etapa. 

As opções de pesquisa são: 

  • “Nome” – selecionando essa opção, você poderá digitar no espaço ao lado o nome do campo que pretende localizar e clicar no botão “Buscar”. A plataforma irá mostrar o(s) campo(s) relacionado(s). 

  • “Tipo” – selecionando essa opção, você poderá escolher no espaço ao lado o tipo de campo que pretende pesquisar, são apresentados todos os tipos, e se você selecionar, por exemplo, o tipo de campo “Linha de texto”, ele irá apresentar todos os campos do tipo “linha de texto”

  • “Apresentação” – selecionando essa opção, você poderá escolher no espaço ao lado as diferentes formas de apresentação do campo configurados por você, por exemplo. Escolhendo campos “Invisíveis”, a plataforma irá apresentar todos os campos com a configuração “Invisível” nessa etapa. 

  • “Inicialização” – selecionando essa opção, você poderá pesquisar os campos que foram configurados para realizar alguma ação em sua inicialização, dessa forma, ao lado serão apresentadas as opções de configuração de inicialização de campo e você poderá selecionar campos com valor inicial configurado, ou campos com resultado de select, por exemplo. 

  • “Valor inicial” – selecionando essa opção, você poderá pesquisar, colocando no campo ao lado um valor específico, e todos os campos configurados com esse valor inicial na etapa serão apresentados. 

  • “Banco de dados” – selecionando essa opção, você poderá pesquisar por banco de dados, selecionando ao lado um banco, ele irá apresentar todos os campos que estão vinculados a esse banco. 

  • “Propriedades adicionais” – selecionando essa opção, você poderá pesquisar os campos que foram configurados com propriedades adicionais, como por exemplo, uma “lupa”, um “refresh” ou até um campo sem propriedades adicionais.

...

Além das pesquisas, temos também a opção de criar “Regras de formulário”. Podemos criar regras clicando em “Nova regra” ou importar as regras existentes de uma outra etapa para a etapa atual clicando em “Importar”

Para configurarmos uma regra em uma etapa, basta clicarmos no botão “Nova regra”. Ao clicar no botão, uma janela será aberta com informações para configurar as regras. É importante informar que são vários os recursos que podem ser combinados e utilizados para configurar regras que atendam, de forma efetiva, as necessidades dos clientes. 

...

Os recursos disponíveis estão apresentados na janela de configuração de “Regra de formulário”. Você encontrará a “Ordem de Carregamento” que se refere à ordem que carregará as regras na tela. Por exemplo, no caso de termos 3 regras criadas, você determina qual será carregada em primeiro, segundo e terceiro lugar. Vale lembrar que a ordem para iniciar o processo de carregamento, não necessariamente deve ser a ordem em que as regras finalizam o seu carregamento. Dependendo do tamanho da regra, ela pode até iniciar o seu carregamento na tela em primeiro, mas finalizar após outra que começou depois. 

O campo “Título” serve para você escrever um nome para a regra e com isso ter a identificação das regras criadas na etapa. Por isso, é importante colocar um nome que possa ser significativo com o que a regra realiza. 

...

A janela de configuração da regra é dividida em “Quando acontecer os eventos:”, é um local para você iniciar a regra com um evento. Para iniciar um evento, basta clicar em “Adicionar” para iniciar uma configuração. As opções serão apresentadas e você poderá configurar um evento. Os eventos são divididos em evento do “Formulário”, “Campo”, “Botão” e “Grid”

...

Ao selecionar um evento, tanto de formulário, campo, botão ou Grid, a plataforma irá iniciar um evento, como exemplo, vamos implementar uma regra para o formulário de viagens. Vamos configurar um evento de Campo “O usuário alterar o valor do campo”, isso significa que quando o usuário clicar em um check box, viagem nacional, o campo de RG ficará disponível para o preenchimento, enquanto o campo passaporte não será apresentado. Outra regra será de quando clicar em botão viagem internacional, o mesmo acontecerá, só que o campo RG ficará invisível e o campo passaporte será apresentado para o preenchimento. 

Inicialmente vamos construir o evento, escolhendo um nome para o evento. No campo “Título” vamos chamar de “Viagem nacional” o evento que iremos criar. 

Vamos iniciar um evento quando clicarmos no campo, dessa forma, vamos escolher quando acontecer o evento, vamos optar por “O usuário alterar o valor do campo” e vamos escolher o campo “VIAGEM_NACIONAL”, isso significa que toda vez que o usuário marcar esse campo, automaticamente a regra será executada. Agora que configuramos o campo de inicialização do evento, vamos configurar a condição que queremos. 

Toda a vez que clicar no campo “VIAGEM_NACIONAL”, e o campo for igual a “Aprovado”, tornar o campo “RG” visível e tornar o campo “PASSAPORTE” invisível. 

Para isso, vamos colocar o operador lógico “Igual a” e quando criamos o campo “VIAGEM_NACIONAL” informamos que quando selecionado era igual a “Aprovado”, dessa forma, agora na regra no “Valor fixo”, vamos escolher a palavra “Aprovado”, então, se o campo “VIAGEM_NACIONAL” for igual a “Aprovado”, a condição positiva é “Tornar visível o campo RG”, e o senão, se for negativa “tornar invisível o campo PASSAPORTE”.

...

Feitas as configurações, basta clicar no botão de “Salvar” e a regra será criada. 

Para realizar outra regra, agora com relação ao campo “VIAGEM_INTERNACIONAL”, vamos criar as mesmas condições, porém, agora com as condições invertidas. Quando selecionado o campo “VIAGEM_INTERNACIONAL”, então o campo for igual a “Aprovado”, torna visível o campo “PASSAPORTE” e torna invisível o campo “RG”. Depois de feita a configuração, basta clicar no botão “Salvar”

...

Após clicar em “Salvar”, as regras criadas são apresentadas na etapa. Se você precisar editá-las, modificando qualquer campo, ou condição, basta clicar no botão “Editar” ou se preferir poderá clicar no botão “Duplicar” e após duplicar o evento poderá alterar alguma característica, ou se precisar, poderá excluir a regra criada, clicando no botão “Excluir”.

...

Outras combinações podem ser realizadas, de acordo com a necessidade, sempre escolhendo o evento, configurando uma condição e colocando as ações relacionados aos resultados positivos e negativos das condições apresentadas. São inúmeras as possibilidades de configurações das regras no formulário, e com toda certeza, facilitam o processo de automação de algumas informações nos campos dentro das etapas. 

Além de criar uma “nova regra” e duplicar essa regra, é possível também que você importe regras que foram criadas em outras etapas para a etapa que está configurando. Por exemplo, para realizar essa ação, basta estar na etapa na qual deseja importar a regra, clicar no botão de “Importar” e uma janela será aberta para que você possa selecionar a regra. 

...

Uma janela será aberta para que seja feita a importação. Para realizar essa ação é simples, após clicar em “Importar”, selecione no campo “Etapa” de qual pretende importar a regra, no exemplo, vamos selecionar “Preencher solicitação de viagem”. Ao escolher essa opção, as regras presentes nessa etapa são apresentadas, você poderá clicar em uma delas ou clicar em “Todas” para importar todas as regras criadas nessa etapa e trazer para a etapa atual, a qual está configurando. Após escolher a opção que deseja marcando o check box, basta clicar no botão de “Importar”.

...

Além das inúmeras regras que podem ser criadas, ainda em “campos da etapa”, existem outras opções de configurações dos campos. 

Você poderá configurar o “select” por página. É possível configurar um select para buscar informações no banco de dados durante o carregamento de uma página do formulário. Você poderá escrever o comando do select no campo “Comando Select” e depois de digitado, poderá clicar no botão “Campos” e escolher o campo ou os campos que irão receber as informações trazidas do banco de dados. 

O comando que iremos utilizar é: “SELECT des_login, des_email FROM usuario WHERE cod_usuario = 1”, vamos clicar em “Campos” e escolher os dois campos que receberão as informações. 

...

É importante selecionar o “Banco de dados” no qual o select irá buscar a informação, no caso do exemplo, o nosso banco tem o nome de “WorkFlow”. Vale ressaltar, que ao clicar no botão “Campos” e escolher os campos que receberão a informação, essa seleção deverá ser feita na ordem em que foram colocados no comando do select, para que ele carregue corretamente as informações nos campos. No exemplo, vamos buscar o login do usuário e carregar automaticamente no campo “NOME_SOLICITANTE” e o e-mail do usuário, e carregar no campo “EMAIL”. Após a configuração, basta clicar no botão “Salvar”.

...

O “Resultado de integração por página” segue o mesmo modelo que o “Select”, porém, você deverá selecionar no campo “Integrações Java” a integração já cadastrada na plataforma, clicar em “Campos” e também escolher os campos que receberão a informação do banco de dados. 

...

Outro recurso que poderá colaborar com a configuração dos campos na etapa, é o de configuração da “Apresentação” do campo. Você poderá selecionar uma das oito opções de apresentação do campo. Poderá escolher “Normal”, “Somente Leitura”, “Invisível”, “Bloqueado”, “Bloqueado – Obrigatório”, “Obrigatório”, “Oculto” ou “Link para exibir”. A definição de cada campo será apresentada no item “2.1.3.4 – Campos do Formulário”

Ao invés de configurar essas informações campo a campo, você poderá configurar todas de uma vez só, clicando no botão “Aplicar a todos”, após clicar nesse recurso, você poderá modificar a apresentação de um ou outro campo que não segue o mesmo padrão, mas terá atingido assim a maioria, facilitando o processo de configuração. 

...

Se preferir configurar campo a campo, nessa etapa também é possível. Todos os campos criados são apresentados na etapa, basta selecionar quais campos farão sentido permanecerem visíveis nessa etapa e quais deverão ficar ocultos, por exemplo. 

Observe que os campos são apresentados na primeira linha com o nome do campo e o tipo de campo, e depois, nas outras linhas, as seguintes opções para configuração: a apresentação do campo, depois a “Inicialização”, na qual você poderá configurar “Com valor inicial”, “Sem valor inicial”, “Resultado do select” ou “Resultado de API para Lupa”

...

Ao cadastrar o recurso “Com valor inicial”, basta incluir o valor fixo, ou se for por “Resultado de select”, basta cadastrar o select no campo que será apresentado, e se for “Resultado de API para Lupa” basta selecionar a API já cadastrada no campo. 

Se desejar, poderá marcar a opção de “Executar no cíclico”, o que significa que todas as vezes que iniciar um novo ciclo, a API será executada novamente. 

Após todas as configurações dos “Campos nessa etapa”, é importante clicar no botão “Salvar” para que as configurações possam ser salvas para essa etapa.

...

Outra opção para acessar os recursos direto de uma etapa, é clicando com o botão direito do mouse em cima da etapa do processo que deseja configurar. As opções que serão apresentadas são de “Editar” e, clicando nessa opção, você poderá editar as informações dessa etapa, ou a outra opção, ainda clicando com o botão direito, é “Campos nessa etapa”, que ao clicar, você tem acesso direto aos campos para configurá-los. 

...