/
5.50_v.1.03

5.50_v.1.03

Data de liberação para cliente piloto: 10/12/2021

Pontos de atenção

Tela de instalação

Removemos algumas opções, que não eram mais utilizada na instalação, sendo elas: (url/core/install) (PLT-847):

  • A aba de configuração do “KPI”, pois o mesmo não é mais comercializado;

  • Na aba  ECM,

    • o campo Endereço ECM-WEB, que refere-se a configuração do ECM Fragment, porém não é comercializado separadamente;

    • os campos do Módulo de captura, pois não é mais compatível com o sistema;

Log Executa SQL

Agora deve ser utilizado o EXECUTA_SQL_BPM , invés do EXECUTA_SQL, segue os passos para habilitá-lo quando precisar (não deve deixar ele ativo desnecessariamente) (PLT-1181):
1. Acessar [host]/bpm/system/
2. Acessar a opção “Configurações de log”
3. Alterar o registro de identificação EXECUTA_SQL_BPM para ficar conforme abaixo:

Identificação: EXECUTA_SQL_BPM
Nome do Arquivo: EXECUTA_SQL_BPM.log
Max file size: 1024
Max backup index: 2
Level: DEBUG

Pacote/Classe: br.com.lecom.workflow.sql.executa,br.com.lecom.sqlexecutor.executor

O arquivo será gravado em: storage\bpm\logs_system\node-01

Navegador

Homologamos a nossa Plataforma com o Edge, pois o IE será descontinuado. Por isso em casos de erros que ocorram no IE, com a execução de Java Script e Regra de tela em especial, devem ser avaliados em outros navegadores. (e-PLT-850)

Updates
Ajustamos o Update 46, para que os dados dos campos repetição, sejam incluídos corretamente na tabela Processo_etapa_campo, pois não estavam sendo exibidos todas as repetições nos processos migrados. (e-PLT-903)

 

Pontos de impacto

Consultores e Infraestrutura

Gerenciador do Pool de conexão

Atualizamos o gerenciador do pool de conexões do BPM de C3p0 para Hikari, por isso os parâmetros de configuração do arquivo “jdbc.properties” que fica em [storage]/bpm/configuracoes mudaram conforme o exemplo abaixo (PLT-1232 , PLT-1079 e PLT-814):

min_pool_size=1 max_pool_size=20 max_idle_time=60

E com isso as informações que são exibidas no bpm/system também atualizaram:

minConnections=1, numConnections=0, dataSourceName=BPM_<nome_do_datasource>, maxConnections=20 

 

Importante: É necessário avaliar todas as conexões com Banco de Dados externos e em casos do BD MS SQL Server, recriar os properties com o SCHEMA definido. Além disso os drivers anteriores utilizados para os BDs DB2, Lotus Notes, Informix, Progress e MS SQL Server 2008, não são compatíveis com o Hikari.

Headers de segurança (Tratamento de Vulnerabilidade)

As aplicações externas que estejam no contexto das aplicações de produto, não devem injetar mais os headers uma vez que o sistema estará injetando e poderá causar problema devido a duplicação.

Formulário Público

Foi alterado o contexto da URL para acessar de “form-app/process-instances/activity-forms” para “form-web/”, veja exemplo abaixo

De

https://<ambiente>/form-app/process-instances/activity-forms?processInstanceId=<nº processo>&activityInstanceId=<nº da instancia>&cycle=<nº do ciclo>&uuid=<UUID>&language=pt_BR&testMode=false&displayFormHeader=true&highContrast=false

Para

https://<ambiente>/form-web/?processInstanceId=<nº processo>&activityInstanceId=<nº da instancia>&cycle=<nº do ciclo>&uuid=<UUID>&language=pt_BR&testMode=false&displayFormHeader=true&highContrast=false

Implantação e Infraestrutura

Configuração SSL

Removemos da tela de instalação (url/core/install), a aba SSL que fica em “Configurações avançadas “,  pois as configurações foram centralizadas nas envs (exportadas no arquivo catalina.sh/bat ou setenv.sh/bat). (PLT-847)

Microserviço Form-WEB

Para este novo serviço, será utilizada a porta 3001, que será carregado através do Node (compatível com a versão 12 ou superior). (PLT-724)
E por isso criamos a variável de ambiente DOMAIN_FORM_WEB, que deverá ser exportada no TOMCAT ( no arquivo catalina.sh ou setenv.sh), ela é necessária para visualizar o formulário dentro do módulo de Documentos, quando abrimos um novo processo a partir da consulta de um documento. (PLT-1128).

Segue exemplos :

  • Configuração sem Proxy (precisa configurar com o endereço e porta do form-web e esta porta deve ser liberada para acesso externo web);

DOMAIN_FORM_WEB=http://localhost:3001

  • Configuração com Proxy (precisa configurar com o endereço e nome do serviço)

DOMAIN_FORM_WEB=https://localhost/form-web

Além de mapear a variável no TOMCAT, precisa ser criado o mapeamento do contexto /form-web para a porta 3001 no proxy reverso;

Obs.: A variável de ambiente DOMAIN_FORM_APP  que fica nas configurações do TOMCAT (no arquivo catalina.sh ou setenv.sh), foi descontinuada e por isso deve ser removida.

Reestruturação dos MicroServiços de Front-end

No arquivo global.env utilizado para inicialização do Node ( que fica em /opt/lecom/app/microservices/node-web-server/config), deverão ser definidas as seguintes variáveis:

NODE_ENV
HOST_NAME
NODE_EXTRA_CA_CERTS
NODE_KEY
SSL_ENABLED
NODE_TLS_REJECT_UNAUTHORIZED
SERVER_TIMEOUT
TZ

Além de todos os parâmetros que estão no item Headers de segurança

E no arquivo node-web-server.config.js (que fica em /opt/lecom/app/microservices/node-web-server/config), deverão ser definidas as demais variáveis:

SERVICE_NAME
SERVER_PORT
CONTEXT_PATH
GATEWAY_URL
LECOM_BPM_URL

Tratamento de Vulnerabilidade

Headers de segurança

A configuração de header estão definida nos arquivos abaixo, porém para cada um deles, se faz necessário utilizar de formas distintas, ou seja:

Para os serviços em Node, utiliza o arquivo global.env  (/opt/lecom/app/microservicos/node-web-server/config/) e neste arquivo já estão definido os parâmetros abaixo, caso seja necessário alterar os mesmos :

“X_Frame_Options”: “”, “X_Content_Type_Options”: “nosniff”, “X_XSS_Protection”: “1;mode=block”, “Access_Control_Allow_Origin”: “”, “Access_Control_Allow_Methods”: “*”, “Access_Control_Allow_Headers”:”Content-Type,X-Requested-With,accept,Origin,Access-Control-Request-Method,Access-Control-Request-Headers,test-mode,ticket-sso,test-user,Cache-Control,form-uuid,language,pragma,application,Referer,sec-ch-ua,sec-ch-ua-mobile”, “Access_Control_Expose_Headers”: “*”, “Access_Control_Max_Age”: “86400”, “Access_Control_Allow_Credentials”: “true”, “Strict_Transport_Security”: “max-age=31536000;includeSubDomains”

 

Para o TOMCAT é utilizado o arquivo catalina.sh ou setenv.sh   (/opt/lecom/app/tomcat_ambiente/bin/), porém só serão exportadas as variáveis abaixo, caso seja necessário alterar o valor padrão da mesma.

Abaixo segue o formato e com o valor padrão assumido pela aplicação , quando não é exportada.

E para os Microserviços é utilizado o arquivo  00-profile.conf  (/opt/lecom/app/microservices/envs/), segue o mesmo padrão utilizado no Tomcat, que só é definido quando é diferente do padrão.

A variável Strict-Transport-Security , só será utilizada em ambientes com SSL. Quando definido max-age=31536000;includeSubDomains corresponde a ativo o modo seguro, caso contrário ficará desativado.

  • Configuração com Proxy

    • ACCESS_CONTROL_ALLOW_ORIGIN ,Não precisa declarar, exceto quando o cliente tiver outras aplicações em outros domínios que precisam acessar a Plataforma Lecom via navegador, ou seja, para o ambiente de desenvolvimento por se tratar da plataforma lecom não é necessário.

    • X_FRAME_OPTIONS Fica a critério do cliente ativar usando “sameorigin” caso todas as aplicações que vão injetar o frame esteja no mesmo dominio.

 

  • Configuração sem Proxy,

    • ACCESS_CONTROL_ALLOW_ORIGIN precisa ser definida uma vez que os módulos estão rodando em contextos diferentes. Exemplo: ACCESS_CONTROL_ALLOW_ORIGIN ="http://localhost:3000,http://localhost:3001,http://localhost"

    • X_FRAME_OPTIONS, não poderá ser definida, pois a mesma só pode ser utilizada quando temos um único domínio e porta para acesso da aplicação.

 

Autenticação entre módulo

Inicialmente precisa instalar o servidor OAuth conforme o manual, “Servidor OAuth – Instalação do serviço.docx”. E todos os ambientes, devem conseguir se comunicar com esse novo servidor, além disso é necessário liberar o acesso a url oauth.lecom.com.br. (PLT-829)

Os módulos, devem ser configurados com suas respectivas variáveis, conforme o manual “Servidor OAuth -- Configuração de novos ambientes.docx” e seguir exatamente as nomenclaturas abaixo:
Para configuração dos Microserviços (alterar nos arquivos *.conf que fica em /opt/lecom/app/microservices/envs/ dos seus respectivos módulo):

  • FORM_APP_OAUTH2_CLIENT_SECRET ( form-app )

  • FORM_SERVICE_OAUTH2_CLIENT_SECRET  ( form-service)

  • SERVICE_INTEGRATION_OAUTH2_CLIENT_SECRET (service-integration)

  • OAUTH_SERVER_URL

 

Para configuração do TOMCAT ( arquivo catalina.sh ou setenv.sh que fica em /opt/lecom/app/tomcat_ambiente/bin/):

  • ADMIN_OAUTH2_CLIENT_SECRET

  • BPM_OAUTH2_CLIENT_SECRET

  • CORE_OAUTH2_CLIENT_SECRET

  • ECM_OAUTH2_CLIENT_SECRET

  • SSO_OAUTH2_CLIENT_SECRET

  • SOCIAL_SERVICE_OAUTH2_CLIENT_SECRET

  • WORKSPACE_SERVICE_OAUTH2_CLIENT_SECRET

  • OAUTH_SERVER_URL

 

Atualizar as customizações que utilizam o método dispatcher, da classe br.com.atos.util.view.ControllerServelet, para utilizar o método getRequestDispatcher, da classe javax.servlet.http.HttpServletRequest, pois quando utilizado em formulário público, aquele solicitava autenticação para acessar um arquivo. (AT-2940)

Termo de Consentimento

Para utilizar do  Termo de Consentimento, precisa exportar a variável CONSENTTERM_ENABLED com valor true no arquivo setenv.sh ou catalina.sh (/opt/lecom/app/tomcat_ambiente/bin/) . (PLT-900)

Variáveis

WORKSPACE_ACCESS_URL, no arquivo catalina.sh ou setenv.sh (/opt/lecom/app/tomcat_ambiente/bin/) do TOMCAT, configurar sem a barra no final, pois caso contrário irá exibir “Página não encontrada” ao tentar acessar o ECM.
PUBLIC_URL, não será mais utilizada, mudou para CONTEXT_PATH (PLT-724)
WORKSPACE_URL, não será mais utilizada, mudou para HOST_NAME. (PLT-724)

SPRING_PROFILES_ACTIVE, no arquivo env/00-profile.conf dos Microserviços esta variável pode ser configurada como production ou acceptance e não deve ser usada como development, pois interfere no carregamento de processos. Porém nas configurações do TOMCAT pode ser utilizada como production , acceptance ou development que não irá interferir. (AT-2463)

As variáveis abaixo devem ser retiradas das configurações do TOMCAT  (catalina.sh ou setenv.sh) e dos Microserviços (/envs/*.conf):

  • BPM_SERVICE_URL

  • CORE_DOMAIN

  • GATEWAY_SERVICE_URL

  • SSO_DOMAIN

  • DOMAIN_FORM_APP:

Pasta

Em caso de implantação nova de ambiente precisa criar a seguinte pasta /opt/lecom/lecom/api, caso contrário irá apresentar erro ao acesso o módulo Login. (AT-2484)

Related content

Novidades da versão 5.70 da Plataforma Lecom
Novidades da versão 5.70 da Plataforma Lecom
Read with this
5.40_v.1.04.4 HotFix
5.40_v.1.04.4 HotFix
More like this
5.40_v.1.04.13 HotFix
5.40_v.1.04.13 HotFix
More like this
5.30_v.1.30
More like this
5.40_v.1.04.11 HotFix
5.40_v.1.04.11 HotFix
More like this
5.30_v.1.29
More like this