v.5.60 - Base de dados

No módulo Studio, na área de Serviços é possível encontrar a aba “Base de dados”, clicando nessa aba você poderá cadastrar outras bases de dados que forem necessárias para fazer alguma integração de sistemas ou rodar algum serviço de busca de informação em outra base de dados que não a padrão da Plataforma Lecom

Para acessar essa área, basta selecionar Serviços, depois clicar na aba “Base de dados”.

Observe que será apresentada já uma base de dados cadastrada “WorkFlow”, essa base é a padrão da Plataforma Lecom e é necessária para o funcionamento da plataforma. Por essa razão, não será possível a exclusão ou edição dos campos desta base, porém, é possível clicar em “Testar Conexão” e a plataforma fará um teste de conexão com a base de dados para verificar a sua funcionalidade. Para realizar o teste, basta selecionar a base de dados “Workflow” e depois clicar em “Testar Conexão”, uma mensagem será apresentada após a realização do teste. 

Além da base de dados padrão da Plataforma Lecom, você poderá ainda cadastrar outras bases de dados. Para isso, basta clicar no botão “Nova Base de Dados” e cadastrar as informações da base na qual pretende se conectar. Será solicitado o envio de um arquivo “Properties”, porém a geração desse arquivo é realizada por uma ferramenta externa a Plataforma Lecom chamada de “ConfigDB”. Para maiores informações sobre esse procedimento de geração de arquivo, você poderá contactar a própria Lecom e acessar o material de orientação para a melhor utilização do “ConfigDB”.

Você deverá escrever no campo “Nome” o nome da base de dados que irá cadastrar, depois, escolher a opção de “Upload” para o envio o arquivo de Properties. 

Clique no ícone localizado no campo “Upload”, selecione o arquivo de “Properties” criado a partir da ferramenta externa da Lecom “ConfigDB”. Após a apresentação do nome do arquivo no campo “Upload” selecione no campo “Banco de dados” qual o tipo de banco que será utilizado. Para configurar o campo “Query”, você precisa digitar um comando para que a plataforma possa verificar a conexão com a nova base de dados, geralmente utilizamos “SELECT *FROM INFO”, o que significa “Select” para o sistema selecionar uma informação no banco, o “*” para ele trazer todos os dados de uma tabela e “FROM INFO” é pela razão de ter nesse banco essa tabela. Dessa forma, é importante saber que nesse campo “Query” você precisa escrever uma informação válida na nova base de dados. 

Nos campos “Modelistas permitidos” você poderá adicionar usuários que poderão utilizar essa base, além de informar no campo “Proprietário” o usuário proprietário dessa base, ou o usuário que incluiu essa base na plataforma. 

Vale ressaltar que após a configuração, é necessário clicar em “Salvar” para que as configurações possam ser validadas e é importante após o cadastro clicar em “Testar conexão” para que a plataforma faça um teste de conexão com a nova base de dados, validando assim o acesso por parte da plataforma a nova base de dados. 

Caso queira excluir essa conexão com a base de dados, basta clicar no nome da base no lado esquerdo da tela e depois clicar em excluir. Uma mensagem de confirmação será apresentada, se clicar em “Cancelar” a janela será fechada e a ação cancelada, se clicar em “Excluir” a conexão com a base de dados será apagada.