Aplicações Externas
Caso a funcionalidade DevOps esteja ativa no ambiente, surgirá a opção “Integrar com repositório”. Vale lembrar que, é necessário o uso do protocolo SSH (Secure Shell) para que o gitlab-service atue no DevOps. Portanto, devido à falta de suporte nativo para SSH nos servidores Windows, não será possível executá-la corretamente nesse ambiente.
Ao selecionar a opção “Integrar com repositório” , surgirão os campos “Identificador” e “Repositório”. O “Identificador” é um nome único que identificará esta integração Java dentro do repositório. O campo “Repositório” é preenchido automaticamente pela Plataforma, após a publicação da aplicação e quando se está fazendo a inclusão de uma aplicação, ele ficará em branco até que esta seja publicada.
Após salvar a nova aplicação, surgirão os botões “Repositório”, “Pipelines”, “Publicar” e “Remover”.
O botão “Repositório” abrirá em uma nova aba a página do repositório, onde está o código dessa aplicação.
O botão “Pipelines” abrirá em uma nova aba, a página das pipelines executadas no repositório dessa aplicação.
Ao clicar no botão “Publicar” um pop-up de confirmação será aberto.
Ao confirmar, uma nova pipeline de publicação será iniciada e consolidará no ambiente, as alterações mais recentes realizadas no código fonte do repositório desta aplicação.
Após a publicação da aplicação, os campos “Data de Publicação”, “Publicado por” e “Status da Publicação” serão preenchidos respectivamente com a data em que foi feita a publicação, o usuário que fez a publicação e o status da publicação.
Aparece também um quadro indicando o IP dos servidores onde a aplicação foi publicada com sucesso. Este é um indicativo importante, pois em um ambiente com cluster a aplicação deve ser replicada em todos os nós, mas pode ocorrer alguma falha de conexão que impeça a implantação em algum deles por exemplo.
No caso de falha, é possível republicar a aplicação somente no servidor onde ocorreu a falha.
IMPORTANTE: Ao utilizar essa funcionalidade, será iniciada uma nova pipeline de publicação do mesmo ponto em que estava a publicação que funcionou. Sendo assim, caso tenha ocorrido alterações no código, após essa publicação, as novas alterações ainda não serão consolidadas. Isso é necessário para manter a consistência entre todos os nós.