v.5.50 - Integrações Java

No módulo Studio, na área de Serviços, você encontra uma aba de “Integrações Java”. Nessa aba, você irá encontrar a possibilidade de cadastrar integrações em java para serem utilizadas na sua plataforma, durante a construção de processos. Na modelagem você poderá escolher integrações com outras aplicações para automatizar e facilitar acesso de informações externas. 

Na área de “Integrações Java” você encontra uma área do lado esquerdo da tela chamada “Integrações”, que apresenta as integrações que foram cadastradas na plataforma, e no centro e lado direito da tela, usadas para cadastrar novas integrações ou editar as informações das integrações já salvas na plataforma. 

Para criar uma nova integração, basta ir ao lado esquerdo da tela em “Integrações” e clicar no botão “Nova Integração”, os campos serão apresentados na tela, para que você possa efetuar o cadastro da aplicação. 

Após clicar no botão “Nova Integração”, você deverá preencher os campos de cadastro. O primeiro campo “Nome da Integração”, você deverá criar um nome para a sua nova integração. No campo “Tipo de Integração”, você terá a opção de optar por “Passagem de Atividade”, que permite que a integração possa ser executada na passagem de uma atividade, por exemplo, na aprovação ou reprovação de algum processo. Ao passar por essa atividade, ele dispara automaticamente a integração para realizar a ação na qual ela está programada. Outra opção é “Página ou Campo”, ao escolher essa opção a integração, ficará disponível para ser integrada em uma página de formulário ou em um campo do formulário específico, ao construir o processo, o modelista poderá selecionar a integração para disponibilizá-la em sua ação. E quando executada, poderá trazer informações de outros sistemas para uma página ou campo específico do formulário. 

Outro campo que deverá ser selecionado é o “Modo”, você deverá escolher entre as opções de “Nome da classe” que permitem que você escolha arquivos já existentes no sistema e que são utilizados para versões anteriores ou “Upload de arquivo”, para que você possa subir o arquivo da integração na Plataforma Lecom. Para essa versão 5.40, recomenda-se a utilização da opção “Upload de arquivo”.

O campo “Execução síncrona” permite que você escolha duas opções: “Sim” ou “Não”. Se você escolher sim, você está definindo que a integração irá funcionar de forma síncrona, ou melhor, que a integração será sincronizada, executada uma por vez. Terminando a integração cadastrada de um processo, mesmo que esse já tenha sido aprovado, a integração irá finalizar a primeira ação para realizar a segunda, o “Não” define que a integração irá funcionar de forma assíncrona, ou seja, após a aprovação da atividade ela irá entrar em ação, e se você dispor de várias atividades aprovadas, ela vai ser executada imediatamente e não serão sincronizadas as ações entre elas, cada solicitação vai gerar uma ação imediata. Essa informação é importante, pois, muitas vezes é necessário que as ações possam ser realizadas de forma síncrona para evitar duplicação de informação ou informações redundantes, já que podem ser executadas ao mesmo tempo, por exemplo, e pegar a mesma informação do banco. 

 

Para fazer upload do arquivo de integração java você deverá clicar no ícone de upload localizado no campo “Arquivo”, uma janela será aberta e você deverá clicar em “Escolher”, selecionar o arquivo do seu computador, e quando o nome aparecer no campo “Arquivo” basta clicar em “Enviar”

Ao clicar em “Enviar” o arquivo será cadastrado na plataforma e os campos “Nome da Classe” e “Versão” serão preenchidos automaticamente, pois a plataforma busca no próprio arquivo a validação e as informações para esses campos.

No campo “Modelista permitido” você deverá clicar em “Selecionar”, digitar em “Pesquisa” o nome do usuário que receberá a permissão e clicar em “Incluir”. Poderá repetir essa ação diversas vezes, até que todos os modelistas que deseja dar permissão estiverem incluídos na sua lista e depois clicar em “Salvar”

No campo “Proprietário”, você deverá selecionar o nome do proprietário por essa integração que está sendo cadastrada. No campo “Nível de Log”, você poderá escolher qual o nível de informação que pretende apresentar no “Log” da integração. Você poderá escolher apresentar Log somente com um erro fatal selecionando “Fatal” ou apresentar todas as informações selecionando “All”. Essas opções são cumulativas, o que significa que se escolher “Info”, por exemplo, você está escolhendo essa opção e todas as anteriores. 

Após todo o preenchimento das informações de cadastro, basta clicar no botão de “Salvar” para que o cadastro possa ser efetivado. 

Uma mensagem “Integração salva com sucesso” será apresentada na tela e o nome da integração surgirá na área de “Integrações” no lado esquerdo da tela. 

Você poderá clicar em cima do nome da integração para alterar algumas informações e salvar novamente, ou se desejar excluí-la, basta selecionar a integração e clicar no botão “Excluir” que uma mensagem de confirmação será apresentada; “Confirma a exclusão da Integração Enviodeinfoporemail?”, se você clicar no botão “Cancelar”, a janela será fechada e a ação de exclusão cancelada, e se a escolha for “Excluir”, o arquivo será excluído.