/
v.6.0 - SAML

v.6.0 - SAML

A Plataforma Lecom permite a autenticação de usuários pelo servidor de autenticação SAML. Para ter acesso a esse recurso, basta clicar no botão de Configurações do Login e escolher a opção “Autenticação”. Após selecionar, você deverá escolher a aba “SAML” para realizar as configurações necessárias. 

Na configuração SAML, todos os campos são obrigatórios de preenchimento. Dessa forma, é necessário marcar o primeiro check box “Habilitado”, para que o servidor possa aparecer na tela de login habilitando o uso desse tipo de autenticação.

O campo “Nome do provedor” é o identificador do provedor. A informação colocada nesse campo aparecerá na tela de login.

Em “Tipo de configuração”, você poderá escolher uma das duas opções de configurações que podem ser realizadas, por URL ou por upload. Quando selecionado por URL, o campo “Metadata URL” deve ser preenchido com o caminho para acessar o xml de metadados do provedor. Caso a opção seja pelo upload, aparecerá no campo “Metadata” a opção de realizar o upload do xml de metadados do provedor. Para inserir o arquivo, basta clicar em “Escolher arquivo”. Uma janela irá abrir para que você escolha o arquivo. Selecione o arquivo e clique em abrir, o arquivo será carregado. 

Os próximos campos são necessários, pois a comunicação do protocolo faz uma assinatura da chamada para que a mesma seja validada no provedor de autenticação com o mesmo xml de metadados que foi enviado no momento do cadastro no nosso serviço. Esse xml possui a nossa assinatura com base no nosso certificado SSL. 

O campo “Caminho Keystore” é destinado ao preenchimento do caminho da keystore e o “Senha Keystore” é a definição da senha da keystore. 

Em “Chave predetermina Keystore”, é importante informar que o host do provedor de autenticação deve ser importado dentro da keystore e a key criada para o mesmo deve ser inserida nesse campo. 

Para finalizar o processo de configuração do SAML, basta clicar em “Salvar”