Calendário

Para ter acesso ao calendário e configurar informações importantes como os horários de trabalho, feriados e dias não trabalhados, você pode acessar o botão “Calendário”

Clicando no botão “Calendário” você terá acesso a um painel para fazer a configuração por dia da semana das horas trabalhadas no dia. 

Horário de trabalho 

Por padrão do sistema, toda as vezes que você clicar em “Calendário” você irá acessar a aba “Horário de trabalho”, nessa área, você irá configurar as horas de trabalho, a jornada da sua empresa. Por padrão, o sistema apresentará a configuração inicial de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00, sábado das 08h00 às 12h00 e domingo 00h00. Isso significa que a jornada de trabalho está assim configurada, você deverá editar de acordo com a configuração da sua empresa. Se sua empresa trabalha no sábado das 09h00 às 13h00, por exemplo, é só alterar, clicando no campo e digitando a nova hora. Se sua empresa não tem expediente no sábado, é só modificar, zerando as horas do sábado. Essas informações são importantes, pois o sistema irá se basear nessas informações para calcular o atraso de um processo ou enviar informações de alertas. Baseado nos dias úteis cadastrados que todo o cálculo é feito. Qualquer modificação no quadro de horários deverá ter validade somente se você clicar em “Salvar”

Dias não trabalhados 

Para que os feriados e dias não trabalhados não interfiram nos prazos dos processos, você poderá cadastrar as datas que não serão contabilizadas como dia útil para a sua empresa. O BPM Lecom não irá contabilizar esses dias previamente cadastrados anteriormente à geração de uma instância do processo, nos prazos de cada etapa. Dessa forma, se você tem um processo que o prazo seria para o próximo dia (amanhã) e esse dia é feriado (e está cadastrado), o prazo será automaticamente postergado para o próximo dia útil. 

Para realizar esses cadastros, basta clicar na aba “Dias não trabalhados”, para acessar o painel de configuração dessas datas, você deverá clicar em “Cadastrar dia não trabalhado” e acessar o formulário de cadastro.

Para efetuar o cadastro, você irá preencher o campo “Nome” com o nome do feriado ou o nome do evento, motivo pelo qual não haverá trabalho nesse dia. Você tem a opção de configurar para esse feriado repetir anualmente, como por exemplo um feriado que ocorre todos os anos no mesmo dia no calendário, como: aniversário da cidade, finados, Natal etc. Se esse for o caso, basta selecionar o box “Repetir anualmente”

Para inserir a data do evento, basta clicar no calendário e escolher o mês e o dia que ele ocorre. Se a opção de “Repetir anualmente” estiver selecionada, você irá observar que a data não irá aparecer com o ano (pois se repetirá todos os anos), mas se essa opção não estiver marcada, a data apresentada no campo data será completa, dia/ mês/ano. 

Para finalizar o cadastro de feriados ou evento de ausência, basta clicar em “Salvar” para que o sistema grave essa informação. Uma mensagem irá surgir na tela: “Feriado salvo com sucesso”. Se você clicar em “Novo”, será aberta uma janela de confirmação, perguntando “Deseja realmente limpar o formulário?”, se a resposta for “sim”, um novo formulário em branco irá surgir, se clicar em “não”, a operação será cancelada. 

É possível consultar eventos de ausências ou feriados cadastrados no sistema acessando “Dias não trabalhados” na aba “Calendário”. Com o recurso de calendário você tem uma visão geral dos meses do ano. Se preferir ver a informação de outros anos, basta clicar nas setas indicadas em “Calendário 2019”, por exemplo, e navegar por anos anteriores ou posteriores. As datas são marcadas no calendário com outra cor e a legenda apresenta os quatro tipos diferentes de informações: “Hoje”, o dia em que você está no calendário, “Selecionado”, se você clicar em qualquer data a mesma ficará selecionada, “Específicos”, são os feriados específicos daquele ano somente, geralmente são feriados que a data muda, por exemplo, sexta-feira santa e carnaval, e “Anuais”, que são os feriados ou eventos que ocorrem todos os anos, dessa forma, esses são cadastrados para aparecerem todos os anos.

Você poderá ter acesso a mais informações sobre as datas cadastradas ao acessar a aba “Lista de datas”. Ao acessar essa aba, você terá acesso a todas as datas cadastradas, podendo fazer busca de alguma data específica, digitando o nome do feriado ou do evento no campo “Pesquisa”. Poderá também filtrar por “Feriados” a opção “Todos”, que já é padrão do sistema, então automaticamente estará com esse filtro, mas poderá alterar para “Anuais”, somente os feriados anuais, aqueles que se repetem todos os anos na mesma data ou selecionar o filtro de “Específicos”, que são aqueles eventos ou feriados específicos que ocorrem em datas diferentes de um ano para o outro.

Em “Resultados” você consegue visualizar as datas pesquisadas e filtradas ou todas as datas cadastradas. Você tem a opção de duas colunas, a “Descrição” do evento ou feriado e a “Data”, dia/mês para os anuais, que se repetem sempre na mesma data todos os anos e os específicos que apresentam dia/mês/ano. Você poderá fazer download dessa lista de feriados cadastrados em quatro formatos diferentes de arquivo, são eles: “.XML”, “.CSV”, “.PDF” e “.XLS”. Você poderá também excluir alguma data clicando no ícone da lixeirinha, para isso, basta selecionar uma data e clicar no ícone para excluir. Uma janela de confirmação irá surgir perguntando se “Deseja mesmo excluir o(s) feriado(s) selecionado(s)?”. Se a resposta for sim, os itens selecionados serão excluídos e, se clicar em não, a operação será cancelada.

Se preferir entrar em algum feriado ou evento específico, alterar alguma informação, basta clicar na linha do evento que quer abrir. Ao clicar na linha do evento ou data, as informações referentes àquele evento ou feriado serão carregadas no cadastro e você poderá alterar qualquer informação e clicar em “Salvar” para atualizar o cadastro, poderá remover o arquivo, nesse caso, uma janela de confirmação irá surgir perguntando se “Excluir feriado: Finados”, se a resposta for “sim” o feriado será excluído e se for “não” a operação será cancelada. A terceira opção é clicar em “Novo” e um novo registro será carregado para cadastrar um novo evento ou feriado. 

 

 

Configurar o Calendário é fundamental para os fluxos de atividades estabelecidos com prazos, pois quando é feito o cadastro de tempo ou de prazo para a realização da atividade, são preenchidas na guia Caixa de entrada as colunas: Tempo total, Saldo e tempo Consumido, que só será contabilizado se a atividade for registrada dentro do horário de trabalho cadastrado.